CARTILHA DO ZELADOR DE ORIXÁ "NOVISSIMO"

Criar uma Loja Virtual Grátis
CARTILHA DO ZELADOR DE ORIXÁ "NOVISSIMO"

 

 

FAÇA UMA CONSULTA DE JOGO DE BÚZIOS "VALOR R$200,00"

Sinopse dos DVD`s de Candomblé e Umbanda

 

1-) Minissérie Mãe de santo: Minissérie exibida em 1990 pela TV Manchete. Compõe-se de 17 capítulos que trazem a lenda dos orixás associadas a fatos da vida cotidiana e a inflência do arquétipo dos orixás em seus filhos.

 Inedito (Muito legal o documentario abaixo, assiste e recomendo a todos)

Mojubá: série de 6 documentários sobre o candomblé que vão das origens até os dias de hoje. Passa por questões muito importantes para quem faz parte da religião, tais como, origem do culto, folhas, casas de candomblé, paralelos entre o candomblé feito no Brasil e o da África, influências culturais que vieram a partir da religião...depoimentos de grandes nomes do Candomblé como Mãe Beata de Yemanjá.

 

2-) Minissérie Tenda dos Milagres: Adaptação do romance homônimo de Jorge Amado para a TV. Aborda a história de um barracão de candomblé que luta para sobreviver na Bahia em uma época onde o culto aos orixás era proibido. Tem forte abordagem a fundamentos de orixás. Cada minissérie irão custar R$180,00 mais despesas de postagem, peça já o seu pelo celular (11) 998173814 ou e-mail paitandy@ig.com.br.

 As demais series abaixo, só por encomenda; e poderão demorar até 10(dez) dias para entregar as duas series acima entrega de um a dois dias no maximo em terretorio Brasileiro.

3-) Ilê axé Bahia – a saga dos orixás: documentário que faz ampla abordagem sobre a prática de candomblé desde a chegada do culto ao Brasil através dos africanos que vinham como escravos até os tempos modernos. Fala sobre os orixás, suas lendas, origens, culto, entre outras coisas.

 

4-) Força e magia dos voduns: documentário sobre o candomblé de nação Jeje. Muito rico em informações sobre a origem da nação Jeje, a diferença de seu culto e suas divindades em relação às demais nações, os nomes dos voduns e a semelhança que cada um tem dentro do culto de orixás, rituais, etc...

 

5-) Ilê axé opô afonjá: documentário sobre uma das mais famosas casas de candomblé de Salvador. Aborda as tradições culturais e religiosas do barracão que é presidido atualmente por Mãe Stela de Oxossi, e que fora fundado na década de 10 por Mãe Aninha de Xangô.

 

6-) A força dos orixás no Candomblé: documentário sobre a força das divindades africanas dentro do seu culto religioso. Aborda histórias dos orixás, visitação a casas tradicionais de culto em Salvador, liturgia, iniciação ao candomblé, oferendas, festas e outros pontos de extrema relevância para quem é da religião. Além de abordar o culto aos orixás, fala também sobre candomblé de Babá Egum e Exu.

 

7-) Centenário de Mãe Menininha: documentário sobre uma das maiores mães de santo do Brasil, Mãe Menininha do Gantois, que morreu em 1986, aos 92 anos, e completário 100 anos de vida em 1994. Faz abordagens às tradições do Gantois, seus filhos famosos, culto aos orixás, oferendas, magia dos orixás, entre outros pontos importantes do Candomblé praticado nessa casa.

 

8-) Festa de São Roque: documentário sobre o sincretismo religioso existente entre São Roque e Obaluayê. As festividades feitas pelo candomblé no mês de agosto revelam que o sincretismo entre esses dois nomes é muito forte, tão forte que muitas cerimônias em homenagem a Obaluayê têm início na porta da igreja e seguem para os barracões. Tem grande abordagem também sobre a importância do Olubajé.

 

9-) Encanto dos orixás: documentário feito para o mercado exterior, aborda os orixás masculinos e faz uma síntese do dia-a-dia dentro de uma casa de candomblé. Possui áudio em língua inglesa.

10-) Amuleto de Ogum: filme nacional que conta a história de um filho de ogum que tem o corpo fechado por esse orixá, e nada acontece com ele por trazer consigo um amuleto consagrado a esse orixá. Tem um enfoque ritualístico voltado para a liturgia de Umbanda.

 

11-) Prova de fogo: filme nacional, baseado em fatos da vida de seu diretor – Marcos Altberg -, que teve a manifestação de fenômenos espirituais em sua vida e que acabaram por faze-lo procurar um Terreiro de Umbanda e desenvolver-se espiritualmente, vindo a tornar-se mais tarde um famoso pai de santo. As abordagens feitas são muito reais, dando impressão de terem sido feitas realmente numa casa de umbanda.

 

12-) Tenda dos milagres, o filme: adaptação da obra homônima de Jorge Amado para o cinema. Tem a mesma temática da minissérie, porém, com uma duração mais curta e enfoques ao candomblé mais sintetizados.

 

13-) Santo Forte: documentário sobre a experiência de pessoas de diversas religiões, principalmente Umbanda e Candomblé, contadas por elas mesmas. Alguns que permanecem e outros que passaram e saíram...muito interessante para quem pesquisa a fundo as religiões africanas e afro-brasileiras.

 

14-) Yemanjá – ritual na praia: documentário que mostra um culto a yemanjá e a invocação de todas as linhas de Umbanda dentro dele. Tem grande explicação didática a cada passagem. São mostrados os rituais e o porquê daquela manifestação dentro desse ritual.

 

15-) Faculdade de Umbanda: documentário sobre a prática de Umbanda no Brasil. Fala sobre a importância da religião, as cerimônias dentro das tendas, e mostra um espaço de culto exclusivo – um santuário de Umbanda, dentro de uma reserva ambiental, no ABC paulista.

 

16-) Festa de Maria Padilha: Gravação de uma festa em homenagem a esta entidade

 

17-) Festa de Trnaca-Ruas: Gravação de uma festa em homenagem a esta entidade

 

18-) Feitura de Santo: documentário sobre a iniciação ao candomblé. Aborda todos os passos da feitura de santo, desde o bolonã até a quitanda do erê. Muito importante para aqueles que querem conhecer a fundo tudo o que envolve a iniciação e o porquê de tudo o que se faz para ser membro de uma casa de candomblé.

 

19-) Atlântico Negro – na rota dos orixás: documentário sobre a tradição do culto aos orixás que foi trazida para o Brasil a partir da inserção dos povos africanos que vieram para cá na condição de escravos, e que trouxeram consigo toda a uma tradição que cresceu e se multiplicou, gerando forte influência em toda uma cultura.

 

20-) Saída de Yaô (oxaguian e oxum): Filmagem de ritual de saída de Yaô na nação de kêtu. Mostra as 3 saídas, o momento do orunkõ e o rum(dança) dos dois orixás.

 

21-) Saída de Yaô (Nana): Filmagem de ritual de saída de Yaô na nação de kêtu. Mostra as 3 saídas, o momento do orunkõ e o rum(dança) deste orixá.

22-) Festa de Pómbogira Cigana no Catimbó: Filmagem de uma festividade em homenagem a Pombogira cigana dentro do culto de Catimbó.

 

23-) Festa de Xangô e Yansã: Filmagem de uma festividade em honagem a esses dois orixás feita dentro de uma casa de Umbanda.

 

24-) Festa de Baianos: Filmagem de uma festividade em homenagem a linha dos baianos feita por uma casa de Umbanda.

 

25-) Coroação de iniciado: Filmagem de uma festividade de saída de um iniciante de Umbanda após ter feito o ritual de camarinha.

 

26-) Abertura de Terreiro: filmagem de uma festicidade realizada para a abertura de um novo terreiro de Umbanda.

 

27-) Pretos velhos: Filmagem de uma festividade em homenagem a linha dos pretos-velhos, ou linha das almas, dentro de uma casa de Umbanda.

 

28-) Um vento sagrado – Pai Agenor Miranda: documentário sobre a vida de Pai Agenor Miranda – um dos maiores papas que o candomblé já teve no Brasil. Fala sobre a chegada dele ao Brasil, sua iniciação ao candomblé – com apenas 5 anos de idade, no Ilê axé opô afonjá – e toda a sua peregrinação dentro do culto até os seus 94 anos de idade. Aborda todos os aspectos relevantes a um sacerdote de Candomblé, desde sua feitura .

 

29-) : documentário sobre as misturas religiosas que acontecem no Brasil, principalmente entre católicos, umbandistas e candomblecistas. Faz ampla abordagem sobre as religões africanas e suas influências em outros cultos dentro do Brasil.

 

30-) Coleção orixás da Bahia: compõe-se de 8 micro-documentários sobre os orixás Exu, ogum, Oxossi, oxum, xangô, yansã, Oxalá e yemanjá. Dentro de cada documentário são abordados temas como lendas, oferendas, danças, arquétipos dos filhos, cores, roupas, ferramentas, entre outros...grande produção feita pelo jornal “Correio da Bahia”.

 

31-) Mojubá: série de 6 documentários sobre o candomblé que vão das origens até os dias de hoje. Passa por questões muito importantes para quem faz parte da religião, tais como, origem do culto, folhas, casas de candomblé, paralelos entre o candomblé feito no Brasil e o da África, influências culturais que vieram a partir da religião...depoimentos de grandes nomes do Candomblé como Mãe Beata de Yemanjá.

 

32-) Danças – candomblé: documentário que aborda a questão das danças dentro do candomblé. Fala sobre o porquê dos gestos de determinados orixás e o que eles representam para o culto.

 

33-) Barravento: histórico longa-metragem de Glauber Rocha que aborda a prática de candomblé dentro de uma comunidade de pescadores na Bahia. Fala sobre a força dessa religião e sua influência dentro da evolução humana de uma comunidade que segue à risca todos os preceitos determinados pela religião.

 

34-) Pierre Fatumbi Verger – o mensageiro entre dois mundos: documentário sobre a vida do etnólogo francês Pierre Verger, que se dedicou durante toda a sua vida a estudar os fenômenos culturas, humanísticos e religiosos que estão envolvidos no Candomblé, e para isso precisou ser iniciado no Candomblé, tanto no Brasil como na África.